terça-feira, 22 de Maio de 2007

Roupa para dança do ventre

Um dos aspectos a ter em conta para praticar dança do ventre é a roupa.Claro que para nós principiantes que não andamos propriamente todos os fins de semana em espectáculos não é necessário comprarmos logo no primeiro dia um mega fato para levarmos para as aulas. No entanto, para as bailarinas profissionais um bom fato vai concerteza fazer toda a diferença.
A vestimenta deve ser escolhida de acordo não só com o estilo de dança, mas também com o local e a hora do espectáculo.

Saia

Uma das peças fundamentais para a prática da dança é a saia. Embora nas aulas nos dê mais jeito umas leggins, que nos deixam alongar mais à vontade e perceber melhor os movimentos, nada como uma saia para tornar os movimentos mais bonitos e fluídos.
Existem quatro modelos de saia, que correspondem respectivamente aos quatro elementos da Natureza:

Modelo Água: Saia larga com duas aberturas frontais. Costuma-se usar outra saia por baixo. As cores dos tecidos podem ser brilhantes, dourados ou prateados, em tecidos transparentes.

Modelo Terra: Saia com duas aberturas frontais, recortadas de forma retangular, com cós ou elástico. Os tecidos podem ser de cetim, jersey, liganete ou seda.

Modelo Ar: Saia justa com cós, porém, sem elástico; as duas aberturas são laterais e não como as outras (frontais). Tecido: pode ser de jérsey ou cetim.

Modelo Fogo: Saia composta de sete quadrados iguais do tecido e presos nas laterais e no cós da saia, com duas aberturas frontais. Os tecidos podem ser da mesma cor ou em cores alternadas.


Calças

Algumas bailarinas optam por usar calças em vez de saia em alguns dos seus espectáculos. As mais usuais são as chamadas calças de harém. Largas e compostas por um tecido leve, têm um elástico na cintura e no final das calças , o que faz com que as calças façam uma espécie de “balão”.


Top

A escolha para a parte de cima é variada. Desde o top mais simples até ao mais elaborado só temos é que ter em conta a ocasião. Nas aulas optámos sempre pelo mais simples, um top qualquer que já tenhamos em casa faz a vez.
Algumas professoras e bailarinas usam nas aulas e em alguns espectáculos uma espécie de camisa, cruzada ao peito e com mangas largas. Contudo, o mais conhecido é mesmo o soutien, bordado com lantejoulas e missangas e da mesma cor da saia ou do cinturão. O acabamento pode ter como enfeite algumas pérolas, moedas, correntes e missangas penduradas.


O cinto

O cinto, colocado sobre a saia, pode ser de vários materiais. Nas aulas, costumamos usar os de moedas que se compram no martim moniz. Há uns de moedas muito giros que têm mais moedas que os do martim moniz e que normalmente se encontram nas feiras de artesanato a bons preços.
Para os espectáculos, é usual as bailarinas usarem um cinto que faça conjunto com o soutien. De tecidos brilhantes, com missangas e lantejoulas, o cinto pode ser recto ou em V.

Os acessórios


Depois de escolhido todo o fato, é hora de escolher os acessórios. São eles que complementam todo o conjunto e por isso não devem ser esquecidos.
Os brincos querem-se grandes e o mais orientais possível. Normalmente vemos este género de brincos nas feiras de artesanato ou nas lojas dos indianos.
Outro dos acessórios mais comum são as braceletes. Usadas na parte de cima do braço, o mais habitual é serem em serpente.
Os colares de moedas e as gargantilhas largas combinam bastante bem com os trajes.
Existem ainda umas pulseiras, que pelo que sei, chamam de escravas. São aquelas que se prendem também ao dedo. Existem dessas todas com moedas, ou mais simples, apenas com um fio que prende ao anel.
Outros dos acessórios que algumas bailarinas também utilizam são as tiaras, a Jiliana das Bellydance Superstars é uma das fãs deste acessório.

No fundo, o que interessa mesmo é sentirmo-nos bem. Por vezes as coisas simples acabam por ser as mais bonitas e, para nós que ainda estamos a começar, não há necessidade de gastarmos logo 500 euros num fato que não vamos utilizar.



4 comentários:

Nathália Simone disse...

Adorei esse artigo! Fiquei muito interessada em fazer uma saia para mim do modelo "fogo". Você saberia me indicar um lugar onde acho o "passo a passo"??

Obrigada!

Nathy

claudia brito disse...

gostaria de adquirir uma saia modelo fogo, poderia me indicar onde comprar ou onde mandar fazer.

grata
claudia

Anónimo disse...

ola boa noite quero compra roupa do ventre favor mandar fotos no meu mail agradeço atençao

Anónimo disse...

Olá

Quem tiver interesse em comprar roupas para Dança do Ventre, mandar um e-mail para: mundodadancadoventre@hotmail.com

Obrigada.